DOWNLOAD DO ARQUIVO COM OS LINKS DE ACESSO ÀS SALAS ONLINE DAS OFICINAS

Oficinas Pedagógicas

Dia 20/10 (sexta-feira)

1. Ensino Religioso, Arte, História e Educação Patrimonial: diálogos possíveis
Lizandra Calife Soares, Vinícius Borges de Andrade, Wellington Félix Cornélio

Ementa: Conhecimentos sobre o Universo Simbólico, Universo Simbólico Religioso, Textos Sagrados, Lugares e Locais Sagrados. Patrimônio Histórico Material e Imaterial. Educação Patrimonial. Arte. Objetivos: a) Utilizar através de estratégias didático-pedagógicas e formas de linguagens e expressões diversas, os conhecimentos das Artes, Ensino Religioso e História, como ferramentas potenciais de ensino-aprendizagem. b) Discutir a relação entre realidade objetiva (material/físico) e universo subjetivo (metafísico), bem como a relação entre indivíduo e mundo simbólico, especialmente, o mundo simbólico histórico, artístico e religioso. c) Utilizar concepções “inter/trans/disciplinares” de Educação Patrimonial, relacionando os conhecimentos das Artes, Ensino Religioso e História, promovendo um diálogo possível entre tais áreas. d) Conhecer e compreender acerca dos conceitos de textos sagrados, lugares e locais sagrados.

 

2. Fofocas religiosas: experiência de estudo, oralidade e reescrita de acontecimentos sagrados com o 5º ano
Katilene Willms Labes  (FURB/GPEAD)

Ementa: A oficina apresentará um forma de abordar os temas acontecimentos sagrados, mitos e saberes populares a partir da oralidade e da escrita, usando como estratégia os elementos necessários para se contar uma "boa fofoca".

 

3. Ética e estética no Islam: uma abordagem interdisciplinar
Brigitte Grossmann Cairus (UNIASSELVI)

Ementa: A partir das habilidades propostas pela BNCC-ER para o 8º ano do ensino fundamental, esta oficina trabalhará, de modo interdisciplinar e inter-religioso, os conceitos de ética islâmicos e seus desdobramentos estéticos, sociais e culturais em diferentes partes do mundo, incluindo as Américas.  Exemplos de práticas pedagógicas serão desenvolvidas dentro do âmbito da história e das artes visuais.

 

4. A música como recurso pedagógico no Ensino Religioso
Profª Drª Taciana Brasil dos Santos (UFMG, SEEMG e FONAPER)

Ementa: Nesta oficina serão discutidas possibilidades de utilização da música como recurso pedagógico para o Ensino Religioso nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir dos objetivos de aprendizagem da BNCC.

 

10. Religiosidade e identidade na Educação de Jovens e Adultos: a prática pedagógica pautada na laicidade e diversidade religiosa
Laura Augusta Oliveira Palhares (UFMG), Thais Carolina Mendes Araújo (UFMG), Maria Olivia Patriota Floriano (UFMG),

Ementa: considerando a Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade, e portanto com suas especificidades, a presente oficina pretende abordar a construção da prática pedagógica docente tendo em conta a identidade religiosa dos educandos e sua indissociabilidade o cotidiano escolar. Pautada na laicidade e diversidade religiosa, exemplos de sequências didáticas voltadas para a educação de jovens e adultos serão desenvolvidas ao longo da oficina.

 

11. Potencialidades de mediação para a abordagem da diversidade religiosa em sala de aula: a EJA em foco

Júlia Teresa Vieira Leite (UFMG), Eloiza Lagaris de Paula Ribeiro (UFMG), Gabriela Carolina de Oliveira Araújo (UFMG)

Ementa: a partir de um experimento pedagógico com duas turmas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, esta oficina trabalhará as potencialidades para mediação na abordagem da diversidade religiosa com ênfase em uma sequência didática que se inicia em práticas culturais de uso da Bíblia e se direciona a diferentes cosmogonias. Serão trabalhados causos e relatos do experimento, bem como propostas de práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas de forma interdisciplinar em sala de aula.

 

21/10 (sábado)

5. Entre a ciência e a sapiência: elaborando aulas significativas a partir da BNCC
Prof. Dr. Gustavo Claudiano Martins (SEMED - Viana/ES e FONAPER)

Esta oficina tem como objetivo discutir as práticas pedagógicas do Ensino Religioso a partir da BNCC, tendo como propósito educacional uma compreensão empática do fenômeno religioso, considerando as especificidades da religião nas abordagens metodológicas utilizadas. Partindo da constatação de que na transição entre o ER confessional e o ER científico a disciplina corre o risco de se tornar “conteudista” ou meramente descritivista, a oficina propõe uma educação das sensibilidades através de habilidades prescritas na BNCC em prol de uma educação transformadora.

 

6. Ensino Religioso e mitos da criação
Prof. Dr. Elcio Cecchetti  (UnoChapecó), Profa. Greice de Deos Vieira (FURB/UNESC); Profa. Joice de Souza Avelina Costa (FURB/UNESC)

Ementa: Esta oficina objetiv abordar pedagogicamente a habilidade prevista na BNCC-ER para o 5º ano: “(EF05ER03) Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte)”.

 

7. Construindo pontes culturais: oficina de ferramentas didáticas para o Ensino Religioso das religiões afro-brasileiras na BNCC
Profª Drª Sônia Maria Dias, Profª Drª Selma Correia Rosseto (SEMED - Vila Velha/ES E FONAPER)

Ementa: Esta oficina tem como objetivo capacitar professores de Ensino Religioso a desenvolverem práticas pedagógicas inclusivas e contextualizadas, com foco nas religiões afro-brasileiras, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Através de abordagens teóricas e práticas, os participantes serão orientados a utilizar ferramentas didáticas inovadoras para promover uma compreensão mais abrangente e respeitosa das religiões afro-brasileiras.

 

8. Diversidade Religiosa e laicida
Prof. Dr. Carlos André de Macedo Cavalcanti (UFPB) e Drª Herlla Palmeira Melquíades 

1-    Religiões, Cultura e Identidade. Desafio para o Ensino Religioso.
2-    Entre Deuses e Césares: Secularização e Laicidade.
3-    Princípio da Laicidade na Ordem Jurídica.
4-    Tolerância e Diversidade: o papel dos Direitos Humanos.

 

9. Jogos de Ensino Religioso
Prof. Giordano Cássio da Silva Costa (SEMED - Manaus e FONAPER), Prof. Maria Solange Oliveira e Silva


Ementa: A partir das habilidades propostas pela BNCC-ER para o 8º ano do Ensino Fundamental, esta oficina trabalhará, de modo interdisciplinar e inter-religioso, os conceitos de ética islâmicos e seus desdobramentos estéticos, sociais e culturais em diferentes partes do mundo, incluindo as Américas. Exemplos de práticas pedagógicas serão desenvolvidas dentro do âmbito da história e das artes visuais. 

 

DOWNLOAD DO ARQUIVO COM OS LINKS DE ACESSO ÀS SALAS ONLINE DAS OFICINAS