Mesa 2: Quilombos: História, Sentidos e Direitos

Confencistas: Dra. Miriam Chagas

                     Dra. Denise Botelho

Debatedor: Dr. Lourenço Cardoso

 

Resumo biográfico das conferencistas e do debatedor:

Miriam de Fátima Chagas possui graduação em ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é Analista pericial em antropologia do Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Antropologia e estudos em territórios de quilombos.

Denise Botelho é professora Associada do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora-Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI) nas linhas de pesquisas 1- Movimentos Sociais, Práticas Educativo-Culturais e Identidades e 3 - Políticas, Programas e Gestão de Processos Educacionais e Culturais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades "Audre Lorde" (Geperges Audre Lorde) Desenvolve atividades de ensino, extensão e pesquisa nas áreas de educação e relações raciais, de gênero e de sexualidades; políticas educacionais e ensino religioso e religiões de matrizes africanas.

Lourenço da Conceição Cardoso é professor adjunto na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra (UC). Doutor em Ciências Sociais pela UNESP-Araraquara. Escreveu e publicou trabalhos acadêmicos dentre as quais: "O branco invisível: um estudo sobre a emergência da branquitude nas pesquisas sobre as relações raciais no Brasil" [Dissertação de mestrado], e ? O branco ante a rebeldia do desejo: um estudo sobre a branquitude no Brasil?. [Tese de Doutorado em Ciências Sociais]. Entre as obras literárias, "O peso do mundo" [livro de poesias, publicado em 2011]. E as teatrais: "Preto", "Assassinaram o canalha" e "Se deus deu mesmo autoridade ao homem". Também participou de antologias poéticas, dentre as quais: "Revista Oficina de Poesia" [Viseu: Palimage Editora, 2006]; "Revista Oficina de Poesia: 10 Anos" [Viseu: Palimage Editora, 2006]; "QUILOMBHOJE" [organizador, Cadernos Negros, Volume 29, São Paulo: Autores, 2006]. Quanto a literatura tornou-se tema de investigação acadêmica, a pesquisadora Maria Ivete da Silva Coelho apresentou o projeto de mestrado intitulado "A representação do negro como personagem ficcional, mediante a escrita literária do escritor afro-brasileiro Lourenço Cardoso", na Universidade Estadual da Paraíba.

Compartilhe!

Realização

Apoio